domingo, 6 de setembro de 2020

LITERACIA FINANCEIRA: O DINHEIRO EXPLICADO EM MIUDOS


O porquinho-mealheiro talvez tenha caído em desuso. Mas em tempos de crise, nunca foi tão importante explicar às crianças algumas tramas financeiras.
Trocar o dinheiro em miúdos não é fácil. Explicar que o orçamento familiar tem limites. E, por isso, aquele brinquedo caro vai ficar na prateleira da loja. Que um aumento de mesada pode estar sujeito a muitas mais condicionantes e não à mera vontade dos pais. Ou o que significa pedir um empréstimo ao banco. Pode ser um quebra-cabeças para os adultos.

A ajuda a pais, a educadores e a professores surge de vários portais de educação financeira. Existem iniciativas promovidas por instituições nacionais, como o Banco de Portugal e internacionais, como o Banco Central Europeu. Outras ligadas ao Ministério da Educação e da Ciência (MEC). O EDUCARE.PT fez uma síntese de alguns portais com informação, recursos pedagógicos de acesso gratuito e ações de formação para professores que podem ser úteis para explicar às crianças todas as questões que envolvem a relação com o dinheiro. ..Leia mais
 

Sem comentários:

Enviar um comentário